segunda-feira, 2 de março de 2015

Qual o significado da expressão usada por Jesus: “O Filho do Homem é Senhor do Sábado”?

Leia a seguir o quarto mandamento da Lei de Deus:
“Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou.” Êxodo 20:8-11.
Agora, vamos à declaração de Jesus Cristo no Novo Testamento:
“O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado; de sorte que o Filho do Homem é senhor também do sábado”. Marcos 2:27-28
Leiamos outros relatos de Cristo em que Ele estava abordando o assunto do Sábado com os líderes religiosos daquela época para entendermos a fundo a questão que estamos abordando:
“Por aquele tempo, em dia de sábado, passou Jesus pelas searas. Ora, estando os seus discípulos com fome, entraram a colher espigas e a comer. Os fariseus, porém, vendo isso, disseram-lhe: Eis que os teus discípulos fazem o que não é lícito fazer em dia de sábado.  Mas Jesus lhes disse: Não lestes o que fez Davi quando ele e seus companheiros tiveram fome?  Como entrou na Casa de Deus, e comeram os pães da proposição, os quais não lhes era lícito comer, nem a ele nem aos que com ele estavam, mas exclusivamente aos sacerdotes?  Ou não lestes na Lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado e ficam sem culpa? Pois eu vos digo:  aqui está quem é maior que o templo.  Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero e não holocaustos, não teríeis condenado inocentes.  Porque o Filho do Homem é senhor do sábado” Mateus 12:1-8.
“Aconteceu que, num sábado, passando Jesus pelas searas, os seus discípulos colhiam e comiam espigas, debulhando-as com as mãos. E alguns dos fariseus lhes disseram: Por que fazeis o que não é lícito aos sábados? Respondeu-lhes Jesus: Nem ao menos tendes lido o que fez Davi, quando teve fome, ele e seus companheiros? Como entrou na casa de Deus, tomou, e comeu os pães da proposição, e os deu aos que com ele estavam, pães que não lhes era lícito comer, mas exclusivamente aos sacerdotes?  E acrescentou-lhes: O Filho do Homem é senhor do sábado”. Lucas 6:1-5.
Quando Jesus proferiu estas palavras, no contexto da época a beleza do sábado havia se perdido nas tradições judaicas. Os fariseus eram fanáticos na observância de todas as leis de Deus, inclusive do quarto mandamento. Havia centenas de leis menores com relação ao sábado. Eis algumas delas:
•    Não era permitido comer o ovo de uma galinha “pecadora” que tivesse colocado-o no Sábado (apenas se a galinha fosse sacrificada…);
•    Não era permitido cuspir na grama (seria regar a plantação – algo proibido no Sábado).
•    Não era permitido andar mais do que um quilômetro (seria caminhar um trecho longo demais – considerado por eles (não por Deus) transgressão do sábado).
Em Mateus 12:1-8 pudemos ler que os discípulos de Jesus sentiram fome e tomaram algumas espigas de trigo para comer. E os fariseus acharam aquilo um absurdo. Então eles reclamaram com Jesus por não repreender os seguidores dEle por “tamanha desobediência”
É claro que o Mestre não concordou com os fariseus, pois, como Criador do Sábado (João 1:1-3) Ele sabia qual era a melhor forma de guardá-lo. O que Jesus estava dizendo no “embate” que teve com os líderes da época era o seguinte: “Vocês não estão percebendo o propósito do sábado. Com suas exigências legalistas e desequilibradas, estão desvirtuando a beleza deste dia santo. Eu sou o Senhor do sábado. Fui eu quem criou o sétimo dia para deleite do ser humano (Isaías 58:13, 14). Eu sei o que pode ou não ser feito neste dia. E posso garantir que colher algumas poucas espigas para saciar a fome não é quebrar o sábado de forma alguma. Colher espigas não é o mesmo que colher uma plantação”.
Jesus permitiu que os discípulos colhessem espigas naquele sábado e justificou o fato com um episódio do Velho Testamento: 1 Samuel 21:1-6. E isso com o objetivo de ensinar os fariseus a forma correta de guardar o Sábado.
Pelas leis do Antigo Testamento o sacerdote não tinha permissão para dar pão sagrado, mesmo ao israelita mais consagrado. Apenas os sacerdotes podiam comê-lo.  Entretanto, houve uma circunstância peculiar, incomum. Davi e seus homens precisavam desesperadamente de pão para sua subsistência, tendo em vista a maldade do rei Saul em persegui-lo (e dificultar a alimentação deles) e o fato de não haver outro alimento à mão.
Da mesma forma, nos dias de Jesus, em situação ordinária, não seria permitido entrar na seara e colher espigas num dia de sábado (para os judeus e não na concepção do Deus Criador). Mas aquela era também uma circunstância especial pelas seguintes razões:
1) Jesus e seus discípulos estavam longe de casa, pois eram pregadores itinerantes. Estavam retornando de uma reunião na sinagoga, a qual funcionava no sábado até, aproximadamente, a hora do almoço (a fome nesse horário é grande);
2) Tendo em vista que nenhum daqueles religiosos ofereceu alimento – e os alunos de Cristo necessitavam comer – não seria transgressão do quarto mandamento colher espigas para saciar a fome.  Seria o mesmo que hoje colhermos uma fruta no sábado, ou seja, nada de mais.
É fácil percebermos que na Bíblia o dia de guarda sempre foi – e sempre será – o Sábado (Mateus 5:17-19; Apocalipse 14:6, 7; Isaías 66:22, 23 – até nos dias da eternidade!). E, quando lemos os relatos em que Jesus discutia com os fariseus sobre o assunto, o tema em questão nunca foi: “o dia deve ser guardado ou não?”, mas sim: “o dia pode ser guardado desse jeito?”.
Meditemos nisso com sinceridade e oração para que não tenhamos uma vida de pecado ao transgredirmos conscientemente o Sábado! (ler Tiago 2:10).
Recapitulando: em Marcos 2:27, 28 e em Mateus 12:8 Jesus afirmou que Ele é a pessoa apropriada para definir o que pode ou não ser feito no dia de Sábado, pois Ele é o Criador dos dias da semana (Hebreus 1:1-3; Colossenses 1:15-18). Por isso, afirmou ser o “Senhor do Sábado”. Ele lhe diz neste momento, por intermédio do profeta Isaías:
“Felizes são os que obedecem às leis a respeito do sábado! Felizes os que não praticam o que é mau!” Isaías 56:2.
Como você irá responder ao chamado de Jesus à obediência “pela fé”? (Romanos 16:26). Que sejam suas as palavras dos apóstolos: “Então Pedro e os demais apóstolos afirmaram: Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens.” Atos 5:29.
Escola Bíblica

Nenhum comentário:

Postar um comentário