domingo, 5 de junho de 2016

A importância de estudar a Bíblia e anotá-la


Minha Bíblia anotada
Em sua segunda carta a Timóteo, capítulo 3, verso 16, o apóstolo Paulo escreveu: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça.” Eu creio nisso e tenho experimentado o poder dessas palavras em minha vida. Desde que me tornei um cristão adventista do sétimo dia, há mais de 20 anos, tenho estudado a Palavra de Deus e lido suas páginas todos os dias. Confesso que não foi tão fácil criar esse hábito, pois antes eu estava acostumado à leitura de livros de ficção científica e histórias em quadrinhos. A Bíblia se trata de uma leitura densa, espiritual, profunda, bem diferente da literatura com a qual eu estava familiarizado. Mas com o tempo e a persistência, me tornei um apaixonado pelo Livro Sagrado, e não consigo passar um dia sem ler ao menos um capítulo dele. E a literatura fútil que antes eu apreciava se tornou como palha.

Há algo de muito especial na leitura da Bíblia, pois ela vai transformando nossa vida, nossos pensamentos, nossos sentimentos. Não é fácil explicar esse fenômeno. É preciso mesmo experimentá-lo. Se você ler o Livro de uma perspectiva secular, talvez não obtenha muito proveito. Mas, se encarar a Bíblia como a carta de amor do Deus que Se revela nela e que quer a todo custo salvar os seres humanos errantes, você será muito beneficiado, assim como eu tenho me beneficiado ao longo destes anos.

Eu poderia elencar aqui uma série de argumentos lógicos e até científicos que respaldam as Escrituras. Poderia falar dos achados arqueológicos que confirmam o pano de fundo histórico delas. Mas isso não é suficiente. O maior argumento em favor da Palavra de Deus é seu poder transformador de vidas. Mas aí você vai ter que conferir por si mesmo. Leia a Bíblia. O que você tem a perder? Se ela não for realmente inspirada por Deus, como diz Paulo, você não terá perdido nada – na verdade, terá lido um dos maiores clássicos da humanidade. Mas se ela realmente for o que diz ser e você a desprezar por preconceito ou indiferença, terá perdido muito, terá perdido tudo. Terá perdido a chance de conhecer mais detalhadamente seu Criador e o propósito dEle para Sua vida.

Além de ler, é preciso estudar a Bíblia, examiná-la, como diz Jesus em João 5:39. E, nesse processo, ajuda muito ter uma caneta à mão e ir sublinhando passagens e anotando nas páginas – à margem, em cima, embaixo, onde houver espaço – ideias, textos semelhantes de outras partes da Bíblia, referências, etc. Especialmente útil é anotar ao lado de alguns versos a indicação para outros versos que ajudam a lançar luz sobre o assunto. Isso o ajudará a explicar os temas da Bíblia, quando necessário, e, melhor ainda, o ajudará a memorizar textos-chave das Escrituras. Não existe nada mais bonito do que uma Bíblia anotada, sublinhada, desgastada pela leitura!

Mas e quando minha Bíblia estiver velha demais? Uma boa sugestão é comprar uma nova e copiar todas as anotações da antiga. Dá trabalho? Sim, mas será uma oportunidade a mais de rever assuntos importantes e reforçar seus conhecimentos bíblicos.

Veja. Esta abaixo é uma das minhas Bíblias e aqui estão minhas anotações no fascinante livro de Daniel. Quem me ensinou a utilizar o “método Bíblia anotada” foi meu instrutor bíblico, meu pai na fé, o Vanderlei Ricken. Ele é um apaixonado pela Palavra de Deus e me transmitiu essa paixão. Recentemente, ele criou um canal no YouTube chamado “Momento Bíblia Anotada” (confira aqui) no qual posta vídeos curtos com dicas e ensinamentos bíblicos. Os vídeos são muito bons, vão ao ponto e vale a pena conferir e compartilhar!


 Estudar a Bíblia é conhecer a verdade que liberta (João 8:32 e 17:17), é ter à mão uma poderosa lanterna para iluminar nosso caminho neste mundo de trevas (Salmo 119:105), é ter a verdadeira esperança ardendo em nosso coração (Romanos 15:4).

Você já leu sua Bíblia hoje?

Michelson Borges, jornalista Adventista

Nenhum comentário:

Postar um comentário