segunda-feira, 20 de junho de 2011

Hitchens pode ser “salvo” por adversário cristão

Deu no jornal britânico The Telegraph: o conhecido militante ateu Christopher Hitchens, de 61 anos de idade, autor do livro Deus Não É Grande – Como a religião envenena tudo, sofre de câncer no esôfago e está se submetendo a um novo tratamento com o geneticista cristão e ex-ateu Francis S. Collins, autor do livro A Linguagem de Deus. Os dois já participaram de vários debates sobre fé e ateísmo e se tornaram amigos. Collins foi diretor do Projeto Genoma Humano e selecionou Hitchens como um dos poucos beneficiários no mundo que terá seu genoma completamente mapeado. A intenção é encontrar a cura para o câncer agressivo que o ateu enfrenta. Hitchens diz na entrevista que se sente como um experimento de laboratório (cobaia) e deixa claro que não busca um milagre, mas a cura pela ciência.

Em outro trecho da entrevista, Hitchens revela algo no mínimo curioso: muitos de seus seguidores estão pedindo que ele oficie seus casamentos, numa espécie de “cerimônia religiosa ateia”! Essa estranha procura começou há dois anos, e ele diz que “isso é algo a que ele tem que resistir enquanto sobreviver, mesmo que não consiga”.

Os neoateus parecem estar procurando um “sistema quase religioso”, ao pedir para Hitchens fazer casamentos! Seres humanos têm necessidade de adorar algo...[MB]

Nenhum comentário:

Postar um comentário