segunda-feira, 27 de agosto de 2012

O Que Fazer Com as Nossas Dúvidas



Dentro do meu planejamento e cronograma, quando você estiver lendo esta mensagem eu estarei tentando aproveitar os últimos dias das férias anuais. 

O tempo não pára e enquanto escrevo este texto e tentarei produzir mais outros sete, pelo menos, para cumprir o programa de uma nova mensagem a cada dia nesta seção, eu me deparo com algumas mensagens angustiantes de alguns amigos e/ou irmãos de fé (e de dúvidas) no Orkut. 

Algumas pessoas me dizem que a sua "luz está apagada", perderam a fé em Deus. Outras, afirmam que estão desanimados com a igreja que freqüentam, com a religião e com as pessoas e até com Deus. Outras, ainda, dizem que estão envoltas pelo nevoeiro das dúvidas.

Tenho procurado aqui, neste espaço virtual, me aproximar de vocês cada dia com uma mensagem de esperança e de renovação da fé - este é o grande objetivo desta seção e, por extensão, deste nosso site; mas, a pergunta que persiste, o que fazer quando estamos envoltos pelas dúvidas? 


Com a palavra, os gigantes da fé


Vou procurar, neste artigo de hoje, ajudar o querido leitor com a apresentação de pensamentos e considerações de grandes escritores e comentaristas do texto bíblico que, da mesma forma que nós, enfrentaram estas mesmas situações no passado.

Desta forma, ao nos depararmos com a maneira como eles encararam estas questões - como enfrentaram e saíram fortalecidos nestas pequenas ou grandes batalhas espirituais - nós teremos referenciais e, certamente, nos sentiremos mais animados a enfrentar as nossas atuais dificuldades. 

"João Batista tem dúvidas a respeito dele e manda emissários para obterem novas informações. Desconfiar do melhor amigo é doloroso. Mas Jesus aproveita essa dúvida e essas indagações e torna a religião uma coisa nova, vital. Diz aos mensageiros de João que voltem e digam a ele o que haviam visto e ouvido - "os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são limpos". Talvez os enviados de João tivessem pedido as credenciais de Jesus: "Minhas credenciais", teria dito Jesus, "não são argumentos escritos: são estes homens curados". Suas credenciais estavam escritas na cura dos corpos e das almas dos homens". - E. Stanley Jones, Cristo e o Sofrimento Humano, pgs. 51-52. 

"Certo dia sobreveio dúvida mais profunda e, com ela, dor mais aguda. Sua própria mãe e irmãos quiseram levá-lo embora, pois pensavam que Ele tinha perdido a razão, que estava demente. Alguém pode suportar quase tudo, se houver simpatia e compreensão no lar. Quando, porém, o lar não nos compreende, olha-nos de soslaio, saúda-nos com frieza e desconfiança, ficamos realmente magoados". - E. Stanley Jones, Cristo e o Sofrimento Humano, pg. 52. 

"Pode a fé de um homem tornar-se tão forte que ele nunca mais duvide de nada? Digo que não. Aquele que tem a fé mais vigorosa há de passar por intervalos lamentáveis de desalento. Imagino terem sido raros os cristãos que, em um ou outro momento, não se afligiram com dúvidas terríveis quanto à sua inserção entre os amados do Senhor. Todos os filhos de Deus passarão por crises de incerteza, embora se mantenham firmes na fé a maior parte do tempo". - Charles H. Spurgeon, Liderança Espiritual Segundo Spurgeon, pg. 49.

"Como você, às vezes sou tentado ao desânimo. As pessoas me desapontam e impaciento-me com grupos e instituições. Mas percebo quando estou ficando desiludido e reconheço que é hora de orar, de voltar os olhos para o Senhor e não colocá-los no que penso das pessoas e suas reações". - Lloyd John Ogilvie, Caindo na Grandeza, pg. 19. 


O Salto da Fé

"Às vezes, imagino Jesus como um trapezista, saindo de um movimento de balanço, alcançando-me ansiosamente, chamando-me a deixar minha zona de conforto. Se der o salto com Ele, o Senhor vai me segurar ali adiante. Se permanecer onde estou, jamais poderei dizer honestamente: "Deus não atendeu minha oração para que tivesse uma vida melhor". - Laurie Beth Jones, Jesus Coach, pg. 136.

"Pouco depois que eu me converti, alguém escreveu numa das folhas avulsas da minha Bíblia a seguinte frase: "Quando tento, fracasso; quando confio, Deus age." Há uma teologia profunda nessa linha. A vida cristã não é uma seqüência de tentativas e fracassos, mas de confiança naquele que tudo pode". - Howard Hendricks, Aprenda a Mentorear, pg. 51.


"O coração crente confessa aquilo que Deus declara, sem maior necessidade de provas. Buscar provas é admitir dúvidas, e obter provas significa tornar supérflua a fé. Todo aquele que possui o dom da fé reconhecerá a sabedoria das ousadas palavras proferidas por um dos pais da Igreja primitiva: "Creio que Cristo morreu por mim, porque é algo inacreditável; creio que Ele ressuscitou dos mortos, porque isso é impossível"." - A. W. Tozer, Mais Perto de Deus, pg. 28.

"É natural a nossa insistência em ver o caminho que está à frente, mas isso se torna um verdadeiro empecilho ao nosso progresso espiritual. Deus tomou inteiramente a Si a responsabilidade pela nossa felicidade eterna e está pronto a tomar as rédeas de nossas vidas no momento em que nos voltarmos para Ele pela fé". - A. W. Tozer, Mais Perto de Deus, pg. 78. 

"Com a bondade de Deus a desejar o maior bem para nós, a sabedoria de Deus para planejá-lo, e o poder de Deus para realizá-lo, o que nos falta? Certamente, somos as mais favorecidas de todas as criaturas". - A. W. Tozer, Mais Perto de Deus, pg. 79. 


Alguns pensamentos para nossa reflexão: 

"Acredite em suas crenças e duvide de suas dúvidas; não cometa o erro de duvidar de suas crenças e de acreditar em suas dúvidas". - Charles F. Deems.

"Nunca duvide na escuridão do que Deus lhe disse à luz". - V. Raymond Edman.

"Aqueles que duvidam invertem a metáfora e insistem em que precisam de fé tão grande quanto uma montanha para mover uma semente de mostarda". - Webb B. Garrison.

"Beneficie-se com suas certezas, se você tiver alguma. Fique com suas dúvidas; eu já tenho dúvidas suficientes". - Johannes Von Goethe.

"A arte de duvidar é fácil, pois já nascemos com essa habilidade". - Martinho Lutero.

"Satanás adora pescar em águas turvas". - William S. Plumer.

Lembre-se: "Ter fé não é acreditar sem provas, mas, sim, confiar sem reservas!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário