sábado, 4 de agosto de 2012

Os Misteriosos Caminhos de Deus - II



"Ai daquele que contende com o seu Criador! E não passa de um caco de barro entre outros cacos. Acaso, dirá o barro ao que lhe dá forma: Que fazes? Ou: A tua obra não tem alça. Eu fiz a Terra e criei nela o homem; as Minhas mãos estenderam os céus, e a todos os seus exércitos dei as minhas ordens. Eu, na Minha justiça, suscitei a Ciro e todos os seus caminhos endireitarei; ele edificará a Minha cidade e libertará os Meus exilados, não por preço nem por presentes, diz o Senhor dos Exércitos" (Isaías 45:9, 12 e 13).



Houve um tempo em minha vida em que afirmações como essas me faziam sentir muito medo e ressentimento. Só consegui encontrar conforto na soberania de Deus quando abri mão de minha perspectiva horizontal. Pouco a pouco as coisas começaram a se organizar em minha mente, trazendo alívio em vez de medo. É Deus quem está no comando, não nós!

Essa dimensão firme e absoluta da vontade de Deus apresenta quatro qualidades: (1) É incontestável; (2) é imutável, o que significa que ela é invariável"; (3) é incondicional e (4) está sempre em harmonia com o plano e a natureza divinas. Em outras palavras, a vontade absoluta de Deus será santa, justa, boa e adequada; portanto, será a melhor. Ela sempre irá ao encontro de Seus objetivos.

A questão da vontade divina está entremeada na verdade de Deus revelada nas Escrituras. Já vimos isso em Isaías. Vamos agora observar o livro de Romanos:

"Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o Seu propósito. Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de Seu Filho, a fim de que Ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou" (Romanos 8:28-30). 

Escreva a seguinte nota ao lado desse texto em sua Bíblia: "vontade absoluta de Deus". Sua vontade absoluta está em ação em nossa vida. Ele está moldando sua vida, trabalhando para que você assuma o caráter de Seu Filho, Jesus Cristo.

Perguntaram a um escultor como ele conseguia esculpir a cabeça de um leão em um bloco de mármore. Sua resposta foi:
_ Eu apenas tiro tudo aquilo que não se parece com a cabeça de um leão.

Deus trabalha em nosso ser e arranca tudo aquilo que não se parece com Cristo - a impaciência, o temperamento irritadiço, o orgulho, os impulsos emocionais que nos afastam de nosso Pai. 

Ele está nos moldando conforme Sua imagem. Esse é Seu plano prederminado. Ele está empenhado em cumpri-lo. Nada que façamos vai dissuadi-lo de Seu intento. Deus está firme. Ele é incansável e Suas idéias criativas nunca se esgotam. 
- Extraído, revisado e adaptado de "O Mistério da Vontade de Deus", de Charles Swindoll. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário