domingo, 14 de outubro de 2012

A Esperança Retorna, Porque Deus é Fiel



"Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as Suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a Tua fidelidade. A minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto, esperarei nele. Bom é o Senhor para os que esperam por Ele, para a alma que O busca" (Lamentações 3:21-25). 

"Quero trazer à memória". Adoro isso. Jeremias está no meio da tristeza e da aflição, lembrando-se da amargura dos dias passados... lamentando a atual "tormenta"das conseqüências.

Ele está caminhando sobre os restos da cidade que ele amava, chutando os escombros e imaginando como é que aquilo pôde acontecer... e de repente tudo fica claro. "Quero trazer à memória"...

O que ele quer se lembrar está destacado adiante. Marquei esse trecho em minha Bíblia e tracei uma seta que aponta para o versículo 32, em que está aquilo de que o profeta se lembra. "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança".

Quando você estiver no fundo do poço, a esperança vai desaparecer. E quando a esperança vai embora, uma parte de você desaba.

Nesse momento, você não consegue se lembrar daqueles versículos que aprendeu quando era criança. Não consegue se lembrar de uma linha sequer de uma música. Não se lembra de uma oração que memorizou, pois sua esperança se foi. É no meio de um poço como esse que Jeremias encontrou esperança.

Que esperança é essa? Ela consiste em três coisas e quero que você as escreva. Na verdade, quero que você as escreva num cartão e que se anime com seus dizeres a cada manhã. Vou dizer por que daqui a pouco.

Eis as três linhas. Elas foram extraídas diretamente das Escrituras. Primeira: "As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos". Se você gosta da palavra "graça", poderá colocá-la no lugar de "misericórdias" e vice-versa. O termo usado aqui é aquela palavra maravilhosa - chesed - que abrange esses dois sentidos. 

"As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos". Deixe que isso penetre em sua mente ocupada. Alguns de vocês podem estar numa tal correria que várias coisas não conseguiram entrar em sua cabeça nos últimos 15 ou 20 dias - várias coisas de Deus, é bom que se diga.

Essa gloriosa afirmação veio do Céu. Ela é direcionada a você, numa entrega especial com seu nome em cima. "Minhas misericórdias são a causa de você não ser consumido". 

Lembra-se do último capítulo do Salmo 23? Os dois cães pastores de Deus, a Bondade e a Misericórdia, nos seguirão por todos os dias de nossas vidas.

Eles trabalham para nos manter juntos, mas às vezes nós fugimos. Mesmo quando o fazemos, porém, Misericórdia está ali em seus e nos meus calcanhares. Sabe por quê? Porque Deus é imutável. É isso o que essa passagem está nos dizendo. 

"As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos". Isso não é bom? Você não fica feliz por Deus não ser volúvel? Não se alegra por saber que Deus não sai correndo quando você grita, ou quando ignora Suas ordens, ou quando interpreta à Sua moda a misteriosa vontade do Pai? Suas misericórdias são a causa de não sermos consumidos. - Extraído de Charles Swindoll, "O Mistério da Vontade de Deus".

Nenhum comentário:

Postar um comentário