sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Bendito Sofrimento!


"Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados" (Mateus 5:4). 

Lembre-se dos momentos tranqüilos de sua vida, aqueles em que você estava satisfeito, alegre, feliz...

Sabe o que aconteceria se os seus dias fossem uma sucessão de momentos assim? Você se tornaria egoísta, endurecido, solitário e sem qualquer preocupação com o que é mais elevado, mais puro.

Enfim, você nunca se lembraria de Deus, e nunca se sentiria abençoado por Ele.

Qual foi a primeira vez em que você percebeu que não vivemos para nós mesmos? No sofrimento.

Quando foi que a bênção da compaixão trouxe conforto ao seu coração? No sofrimento.

Quando foi que seu coração se aproximou dos que estavam afastados e o tratavam com frieza? No sofrimento.

Onde você conseguiu entrever o destino mais elevado de sua vida? No sofrimento.

Onde sentiu que Deus estava mais perto de você? No sofrimento.

Quando entendeu que bênção é ter um Pai nos Céus? No sofrimento. - Albert Schweitzer. 


O Exemplo de Paulo


"E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte.

Por causa disto, três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim. 

Então, Ele me disse: A Minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo.

Pelo que sinto prazer nas fraquezas [preste atenção: Isto não é nenhum masoquismo, mas, sim: Submissão aos propósitos divinos], nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte" (II Coríntios 12: 7-10). 

Isso joga toda aquela baboseira de Teologia da Prosperidade completamente por terra!!! "Esse não é um assunto agradável de se explorar, especialmente em nossa cultura ocidental. Você talvez tenha ouvido falar, enquanto crescia, como aconteceu comigo, que "A dor e o sofrimento procedem do diabo. Deus quer que seus filhos estejam bem e livres da dor; a saúde e a felicidade procedem do Senhor". Isso parece ótimo. O problema é que não é verdadeiro e nem bíblico", lembra-nos o escritor Charles Swindoll.

"Do que ficou dito e de outras passagens semelhantes da Bíblia, é claro que a tristeza, o sofrimento, a tribulação e a dor que acontecem ao crente não constituem antes de tudo, castigo, mas treinamento de filho. Elas não estão destituídas de propósito. Os pais terrenos podem cometer erros na aplicação do castigo - e muitas vezes o fazem. Mas Deus, não. Ele está preparando o crente para o governo em um universo tão vasto que parece infinito", completa Paul Billheimer. 

Comentando o relato de II Coríntios 11:23-27 (que diríamos, usando a poesia de uma canção popular, é "a mais perfeita tradução" da Teologia Paulina da soberania de Cristo, Swindoll escreve: "Está ouvindo os gemidos? Caso não esteja, é porque leu depressa demais. O homem está nos dizendo que desenvolveu a sua teologia da dor no terrível cadinho do sofrimento.





"Ele conhecia, em primeira mão, o que significava passar fome, ser incompreendido, maltratado, abandonado, esquecido, abusado, caluniado, vítima de naufrágio, atacado, preso e deixado como morto. [...] Se você oferecesse um relatório como esse em público, iria provavelmente receber cartas anônimas (em amor, é claro) a andar no Espírito e não na carne.

"É praticamente certo que um cristão sofrendo a esse ponto não poderia estar andando com o Senhor! Errado. No caso de Saulo, com certeza não é nada disso que se trata. Ele havia aprendido a gloriar-se no sofrimento sem reter em sua alma um grama de acusação ou amargura em relação ao Senhor". 

Joni Eareckson Tada alcançou fama mundial depois de sofrer um trágico acidente. Em conseqüência dele, teve de aprender a viver numa cadeira de rodas e a pintar usando a boca. A maior contribuição que Joni tem dado ao mundo é o seu testemunho de fé. Diz ela sobre o materialismo e o cristão: "A essência do Evangelho não é a saúde nem a prosperidade nem a felicidade, mas a submissão a Cristo".

Charles Swindoll endossa a declaração de Joni Eareckson: 
"Preciso sublinhar um fato fundamental: a meta de Deus não é verificar se você é feliz. Por mais difícil que seja acreditar nisso, está na hora de fazê-lo. A vida não está em você sentir-se confortável, feliz, bem-sucedido e livre de sofrimento. Ela está em tornar-se o homem ou a mulher que Deus o chamou para ser. É pena, mas ouvimos raramente essa mensagem proclamada hoje. Isso me dá mais razão para repetir: a vida não é sobre você! É sobre Deus". 

Está tudo indo bem na sua vida? Alegre-se e louve ao Senhor por isso! Está enfrentando problemas? Alegre-se e agradeça ao Senhor, pois, como nos lembra Paulo: "... todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o Seu propósito" (Romanos 8:28). Bendito sofrimento! - Elizeu C. Lira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário