sexta-feira, 27 de julho de 2012

Você tem motivos para ser feliz


"Se é proibido rir no Céu, eu não quero ir para lá". - Martinho Lutero.



Existem pessoas que vivem uma "espécie de vida" que está tão distante daquela que Deus planejou para elas quando a Terra dista do Céu. São seres humanos amargurados. Pessoas azedas - por fora e por dentro. Acabrunhadas. Preocupadas. Negativas. Tristes. Ranzinzas.

O mais triste de tudo isso é que constatar que alguns desses indivíduos tristes e amargos estão presentes mesmo nas fileiras daqueles que, por origem e direito, deveriam ser as pessoas mais felizes e alegres da Terra: os cristãos. 

Razões para ser feliz

Vamos enumerar aqui algumas das inúmeras razões porque você e eu, todos os cristãos, temos motivos de sobra para ser feliz e manter um semblante alegre, a despeito das circunstâncias que nos rodeiam: 

1) Fomos salvos em Cristo Jesus: A pessoa que expressou o pensamento que abre este texto, Martinho Lutero, foi um dos gigantes do cristianismo através da história. No entanto, antes de compreender a doutrina da Justificação Pela Fé - como um pecador pode ser aceito, perdoado e salvo diante do tribunal divino: Ante um Deus santo e uma Lei que exige total perfeição - Lutero era um pobre sofredor, que vivia angustiado, atribulado com as suas faltas e incerteza do perdão divino.

Foi exatamente a compreensão de Romanos 1:16 que tirou Lutero das trevas da ignorância eclesiástica e do desespero: "... visto que a justiça de Deus se revela no Evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé".

Quando o fardo que o esmagava e sufocava foi tirado dos ombros de Lutero, ele pode ver a beleza da justiça de Cristo que é imputada - creditada à conta de todo pecador arrependido e penitente. O homem triste, atribulado e angustiado passou a ser alegre, feliz e esperançoso; isso porque, nas suas palavras, "cada passagem da Bíblia", aquelas que antes o acusavam e atemorizavam, "agora parecia sorrir para mim".

Um texto que traduz perfeitamente aquilo que Martinho Lutero experimentou quando descobriu esta verdade preciosa é o que encontramos no livro do profeta Isaías: "Regozijar-me-ei muito no Senhor, a minha alma se alegra no meu Deus; porque me cobriu de vestes de salvação, e me envolveu com o manto de justiça, como noiva que se adorna de turbante, como noiva que se enfeita com as suas jóias. Porque como a terra produz os seus renovos e como o jardim faz brotar o que nele se semeia, assim o Senhor Deus fará brotar a justiça e louvor perante todas as nações" (Isaías 61:10-11).

Por si só, este é um motivo grandioso - suficiente - para eu e você sermos alegres e gratos a Deus cada dia, mesmo em meio às dificuldades financeiras, crises familiares, angústias pessoais ou depressão. Como diz a letra daquele conhecido hino cristão: "Salvo em Jesus meu Mestre/gozo o prazer da paz/Tal comunhão com Ele/Toda aflição desfaz".

Nenhum comentário:

Postar um comentário